Nos trilhos da estação de Santa Isabel a estação de Marechal Floriano

Saindo de Vitória sentido Domingos Martins logo após entrada do Distrito de Santa Isabel pega entrada para Estrada Vale da Estação totalmente pavimentada e excelente conservação.

Caso queira fazer o trajeto a pé vai ser de cerca de 4km com um belo visual. Deve chegar na Estação Santa Isabel por volta das 6 horas da manhã pois o trajeto é curto cerca de 6km mas desgastante.

Nos trilhos da estação de Santa Isabel a estação de Marechal Floriano Click To Tweet

A estação de Santa Isabel foi inaugurada em 1900 ainda pela E. F. Sul do Espírito Santo. Ficava então no município capixaba do mesmo nome.

A pedido da Leopoldina, que já administrava a linha na época, em 1910 a estação teve o nome alterado para Germânia, pois havia outra estação com o mesmo nome de Santa Isabel – esta outra seria a de Santa Isabel do Rio Preto, da V. F. Sapucaí, mais tarde, da RMV, no Estado do Rio de Janeiro.

O novo nome foi dado somente à estação e homenageava a grande colônia alemã que povoava a cidade então.

Finalmente, em 18/10/1917, passou a chamar-se Domingos Martins, também a pedido da Leopoldina – provável consequência da guerra de 1914-18. Em 1921, o município passou a também ter o nome da estação, homenagem a um capixaba de nome Domingos José Martins (1781-1817) que combateu e foi fuzilado na revolução pernambucana de 1817.

A estação ficava em região de embarques de café. Até hoje, fica longe do centro da cidade e é atração turística. Tendo o nome popular de “Vale da Estação”. Infelizmente o prédio não esta em bom estado de conservação. E não existe nem um tipo de atendimento ao turista.

A estação de Marechal Floriano foi inaugurada em 1900 ainda pela E. F. Sul do Espírito Santo. Ainda existe (2017).

HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada “linha do litoral” foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói x Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos.

Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos x Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.

Fonte das informações: Estações Ferroviárias do Brasil

Dica: Esta linha ainda esta ativa portando existe a possibilidade de encontrar cargueiro descendo ou subindo cuidado. Neste trajeto não tem nem um pontilhão grande mas requer atenção caso ocorra algum acidente o resgate é complicado não tem sinal de telefonia na região.

Percurso foi gravado por Fabiani Littig

Powered by Wikiloc

Esperamos que esteja gostando do site!

Se quiser se manter sempre informado assine nosso informativo preenchendo o formulário abaixo. Faremos o maior esforço para trazer novidades para você.

Não se sente seguro em fazer trilhas, caminhar sozinho?

Veja a programação dos grupos que promovem eventos desta natureza: Grupo FIT Aventura | 100% Aventureiros | Oscanela Brasil | Amigos do mestre Álvaro | Bicho Grilo | Trilhas e Destinos AliPertinho | Na Trilha |Daytur Viagens e Turismo | (indicação caráter informativo sem vinculo comercial)

Link curto: http://alip.ga/oxthn