Um passeio de Viana a Cachoeira do Bravin ou Cachoeira Cabeça Quebrada em Guarapari.

A Cachoeira do Bravin ou Cachoeira Cabeça Quebrada que é segundo informação dos proprietários do local formada pelo Rio Corindiba afluente do Rio Benevente  é uma excelente opção para o lazer no final de semana.  Seja com a família ou grupo de amigos.
Existem vários trajetos para chegar a Cachoeira, nos utilizamos o caminho saindo da Prefeitura de Viana sentido a Estrada Bahia Nova. Cerca de 32km sendo boa parte asfaltada e outra parte chão batido mas em bom estado.

O visual do caminho já agrada aos olhos tendo em alguns pontos acesso ao rio que corta a região.

Estrada de terra batida em bom estado de conservação mas que requer algum cuidado.

Depois de alguns km de carro, moto, bike ou mesmo caminhando eis que chegamos ao destino. Fomos saudados pela Bandeira do Brasil

A estrutura do local tem um amplo estacionamento distante da área de lazer o que permite uma tranquilidade e não é permitido som automotivo no local. Tem banheiros, uma área de camping, churrasqueiras, um restaurante que serve uma boa comida caseira feita em fogão de lenha, petiscos, bebidas e outras guloseimas. Por regra do local não é permitida a entrada com bebida e nem com animais.

A primeira vista você não vai ver graça alguma na queda d’agua que veremos a seguir.

Mas o segredo esta na trilha do lado direito que da acesso a outras quedas logo após o bar. Vale lembrar que trilhas sempre serão trilhas e todo cuidado é pouco para a diversão não virar um grande pesadelo pois normalmente a terra esta molhada e você tem 99% de chances de escorregar. No local não tem salva vidas e todo trajeto é feito por sua própria conta e risco.

Ao todo o trajeto tem cerca de 1200 metros até chegar a um ponto onde não tem mais queda d’agua. Segundo informação do funcionário do bar da cachoeira, tem como subir cerca de 29km rio acima o que faremos num futuro bem próximo. No trajeto existe várias piscinas naturais umas rasas e outras profundas (varia de acordo com volume d’agua) e não deve ser utilizado se você não sabe nadar e/ou não tem experiência para nadar em locais dessa natureza.

Dependendo da época do ano e intensidade das chuvas esse visual muda completamente.

As pedras tem muito limo o que ocasiona escorregões que pode provocar sérios acidentes

Nunca suba em um local como esse sozinho leve sempre alguém junto.

A foto acima chegamos ao final da trilha. Em breve estaremos indo até a nascente cerca de 29km acima segundo funcionário da área

Esse buraco mostra os perigos que você pode encontrar, hoje ele estava visível mas dependendo do volume de agua você não vai ver. Então muito cuidado com cachoeiras.

Em resumo o local é excelente e tem aventura para todo gosto, sempre com responsabilidade para que a diversão não vire um grande pesadelo. O local esta muito bem cuidado não encontramos um lixo sequer no trajeto o que demonstra o cuidado que se tem pela região.

Como chegar:

Para acesso ao local, é cobrada uma taxa simbólica de R$ 2,00 por pessoa e para acampamento R$ 12,00 por pessoa. Para mais informações, entre em contato com os proprietários pelos telefones +55 27 9-9607-2801 ou +55 27 9-9828-3376.

Em algumas partes da cachoeira pessoas com necessidade especiais podem desfrutar uma boa diversão.

Esperamos que esteja gostando do site!

Se quiser se manter sempre informado assine nosso informativo preenchendo o formulário abaixo. Faremos o maior esforço para trazer novidades para você.

Não se sente seguro em fazer trilhas, caminhar sozinho?

Veja a programação dos grupos que promovem eventos desta natureza: Grupo FIT Aventura | 100% Aventureiros | Oscanela Brasil | Amigos do mestre Álvaro | Bicho Grilo | Trilhas e Destinos AliPertinho | Na Trilha |Daytur Viagens e Turismo | (indicação caráter informativo sem vinculo comercial)

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *